Trilhas de Aprendizagem

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL (TC-DF)

As Trilhas de Aprendizagem representam uma nova forma de sistematização do conhecimento do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Consiste em um portal que contém uma base compartilhada de recursos de aprendizagem, gerados interna ou externamente, organizados em temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores da Casa.

A denominação de “trilhas” parte da ideia de que o caminho para a aprendizagem é flexível e formado por diferentes trajetórias de aprendizagem, em que cada pessoa utiliza conjuntos diferentes de recursos para adquirir o conhecimento necessário ao seu próprio desenvolvimento. Nesse modelo, quem determina a ordem do aprendizado e os materiais acessados é o próprio servidor, conforme sua necessidade, o contexto de trabalho e o estilo individual de aprendizagem. As trilhas também são estruturadas de forma a acelerar o desenvolvimento dos servidores para que eles atinjam o desempenho esperado no menor tempo possível.

A referida plataforma de capacitação e gestão do conhecimento reúne diversas formas de aprendizagem e diferentes recursos complementares às ações de treinamento formal. Contempla-se o conteúdo específico do trabalho no TCDF – normativos, manuais, documentos, formulários, estudos de caso, jurisprudência, etc – e também conteúdos e recursos complementares que auxiliam o aprendizado, como livros, artigos, sites, filmes, vídeos, indicação de cursos presenciais e EaD, pós-graduação, entre outros.

Nessa proposta de desenvolvimento de competências, cada servidor gerencia o conteúdo necessário à sua atuação, o ritmo de aprendizagem e a forma como o conhecimento será adquirido. Os servidores são incentivados a acessar o portal para consultar informações teóricas ou específicas que solucionem questões pontuais de trabalho e para atender a interesses individuais de desenvolvimento. A proposta de evolução do projeto é a aplicação aos servidores de testes de certificação de conhecimento, cuja aprovação resulte em certificados úteis à aquisição de adicional de qualificação e pontuação no currículo do banco de talentos da Casa – já que a comprovação de conhecimento em cada tema pode diferenciar o servidor em solicitações de remoção interna e em demais processos seletivos.

O desenvolvimento da iniciativa partiu das competências mapeadas e de entrevistas com os setores técnicos do TCDF, que serviram de base para organizar todas as áreas de excelência e temas de trilhas que delas se desdobram. Ao todo foram identificados em torno de 60 temas de Trilhas de Aprendizagem. Até o momento, seis trilhas foram desenvolvidas: Trabalho em Equipe; Gestão de Equipes de Trabalho; Responsabilização de Agentes Públicos e Privados perante o TCDF; Processo no TCDF; Tomada de Contas Especial; e Auditoria de Qualidade de Obras de Pavimentação Asfáltica. Doze novos temas estão previstos para 2018.

Em cada área de excelência, há conteúdos específicos e outros que complementam a formação. Por exemplo, o conhecimento necessário a alguém que deseja atingir o nível de excelência em Auditoria de Obras não se restringe àquele específico da área – Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e Auditoria de Qualidade de Obras de Pavimentação Asfáltica –, mas compreende também os conhecimentos gerais sobre Auditoria e Controle Externo, além de conteúdos comuns a todos os setores do Tribunal, como redação de texto e informática, e outros de caráter comportamental – por exemplo, trabalho em equipe, ética, dentre outros.